Iluminação de Provadores / Espelhos

“Espelho, espelho meu…” Essa famosa frase dita no filme Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937 será o ponta pé inicial do nosso post de hoje.

Você leitor, provavelmente já deve ter entrado em um provador de roupas em alguma loja e ter se sentido estranho(a), meio pálido, com olheiras bem escuras abaixo dos olhos e até mesmo ter estranhado que a roupa que foi provada “possui cor diferente” no momento em que se passa no caixa para fazer o pagamento.

Pois bem, isso pode ter realmente acontecido devido à Iluminação desse ambiente. Iluminar provadores trata-se de um conjunto de soluções nas quais precisam “conversar” entre si, pois é uma área geralmente muito pequena, onde a solução mais comum utilizada é instalar um ponto de luz central no teto do provador, e uma outra lâmpada na parte de cima do espelho. Sendo muito comum os espelhos irem do teto, ao chão.

Infelizmente essa técnica de iluminação é equivocada, pois a lâmpada que está localizada no teto gera muita sombra no rosto da pessoa que está experimentando alguma peça de roupa, bem como sombras indesejadas ao longo do corpo. Já a lâmpada do espelho é a “grande vilã”, talvez você esteja perguntando o motivo?

O espelho é uma superfície altamente reflexiva, o que bate no espelho, volta com a mesma intensidade. Dessa maneira o maior cuidado é com os níveis de ofuscamento nessa região. Uma lâmpada no topo desse espelho ofusca duplamente a pessoa que está usando o provador, pois além da lâmpada ofuscar…. o Espelho também ofusca!!! Gerando muitas vezes desconforto e até podendo atrapalhar o momento mais decisivo de compra.

Mas com a Eazy Light, esses problemas podem deixar de existir!!! Vamos citar algumas dicas de muita importância para criar provadores com requinte e confortáveis.

  • – Utilizar tons de cores na faixa de 4000K, evitando o uso de um ponto único de luz. Ilumine por vários ângulos, mas CUIDADO COM O ESPELHO!!!
  • – No espelho o maior segredo está em utilizar a técnica do Wall Wash, ilumine o espelho por trás. Instale Lâmpadas ao longo das laterais e parte superior do espelho, sempre por trás do espelho.
  • – Lâmpadas com alto Índice de Reprodução de Cor (IRC) são obrigatórias. Procure instalar as lâmpadas com IRC acima de 90;
  • – Deixe o ambiente com bastante claridade, para que seja visto o que de fato precisa ser visto.

Muitas vezes ao comentar sobre iluminar ao longo do espelho, é comum se pensar que estou falando da iluminação estilo “Camarim”. Aquela que são instaladas diversas lâmpadas ao redor do espelho, voltadas para a pessoa.

Mais cuidado ainda com esse estilo “Camarim”, pois se utilizar alguma lâmpada inadequada (incandescente) o calor fica insuportável na frente desse espelho, borrando maquiagens, ofuscando a visão, entre outros incômodos. Porém se usar alguma fluorescente compacta de baixo IRC (índice de reprodução de cor) tudo fica pálido, sem vida, sem cor….. A pessoa fica com aparência de Doente!!!

Portanto, iluminar Espelhos é uma Arte com um conjunto de técnicas a serem criadas. Esqueça a receita de bolo para espelhos, pois essa receita pode dar problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *